Clique nas imagens para ampliar
Se você é empresário ou responsável pela gestão de uma empresa, com certeza já ouviu falar sobre o eSocial, não é mesmo? Essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas brasileiras para facilitar a gestão de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. E entre as várias obrigações, está o s 2220 do esocial, que diz respeito à saúde e segurança do trabalho. Mas você sabe o que é exatamente o s 2220 do esocial e como ele pode impactar a sua empresa?
Entenda o s 2220 do esocial
O s 2220 do esocial é uma obrigação para todas as empresas que possuem empregados registrados, sejam eles celetistas, temporários, estagiários ou terceirizados. Ele diz respeito à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que deve ser realizada em caso de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
Antes do eSocial, a CAT era um formulário físico preenchido e enviado ao INSS em caso de acidente ou doença ocupacional. Com o eSocial, esse processo se tornou digital e integrado com outras obrigações trabalhistas, facilitando o envio e tornando-o mais eficiente.
Como funciona o s 2220 do esocial
Quando ocorre um acidente ou doença ocupacional, a empresa tem até 1 dia útil para informar o ocorrido ao eSocial. Para isso, é necessário preencher um formulário específico do s 2220 do esocial, informando dados do empregado, da empresa e do acidente.
Com essas informações, o eSocial gera automaticamente a CAT, que será enviada para o INSS e para o Ministério do Trabalho. Além disso, o sistema também gera as guias de recolhimento do FGTS e das contribuições previdenciárias, caso necessário.
Vantagens do s 2220 do esocial
A principal vantagem do s 2220 do esocial é a agilidade e eficiência no envio da CAT e no cumprimento dessa obrigação. Além disso, como todas as informações estão integradas, evitam-se erros e retrabalhos no preenchimento das várias obrigações trabalhistas.
Outra vantagem é a transparência e segurança para os empregados, que podem consultar as informações relacionadas à sua saúde e segurança do trabalho através do aplicativo do eSocial.
Como implementar o s 2220 do esocial na sua empresa
Para implementar o s 2220 do esocial na sua empresa, é necessário ter um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho integrado com o eSocial. Além disso, é importante capacitar os colaboradores responsáveis pelo preenchimento das informações e manter uma boa comunicação com os empregados, para que eles saibam como proceder em caso de acidente ou doença ocupacional.
Caso sua empresa não possua um sistema próprio, é possível contratar uma empresa especializada em gestão em saúde e segurança do trabalho, como a SAFE PLACE, que oferece soluções completas para atender às obrigações do eSocial, incluindo o s 2220.
Entre em contato conosco
O s 2220 do esocial é mais uma obrigação que as empresas precisam estar em dia, mas com a devida organização e uso de ferramentas adequadas, é possível cumprir essa obrigação eficientemente e garantir a saúde e segurança dos empregados. Portanto, não deixe de se informar e se adequar ao eSocial e conte com a SAFE PLACE para te ajudar nesse processo.